Postagens mais visitadas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Richard Dedekind (1831-1916)


Julius Wilhelm Richard Dedekind foi um dos quatro filhos de uma família luterana de Braunschweing, Alemanha. Entrou em Gottingen aos dezenove anos e, aos vinte e dois, obteve seu doutoramento com uma tese sobre Cálculo elogiada até por Gauss. preocupado com a natureza das funções e dos números, concentrou-se no problema dos números irracionais desde 1858, quando dava aulas de Cálculo, publicando seu livro mais célebre, "A continuidade e os números irracionais". Uma de suas grandes dúvidas era sobre o que há na reta geométrica contínua que a distingue dos números racionais.
Debekind viu também que os pontos de uma reta podem ser postos em correspondência biunívoca com os números reais, o que conseguiu ampliando o conjunto dos racionais. Essa conclusão é conhecida por nós como Axioma de Cantor-Dedekind.
Em 1879, foi o primeiro a dar uma definição explicita de corpo numérico como sendo uma coleção de números que formam um grupo abeliano (comutativo) em relação à adição e multiplicação, no qual a multiplicação é distributiva em relação à adição. Esse conceito foi fundamental para o desenvolvimento da Álgebra.

2 comentários:

  1. Oi cunhadinho! Adorei o blog, quem sabe assim eu aprendo matemática!

    ResponderExcluir
  2. brigadão minha cunhadinha preferida, qualquer duvida estamos por aqui....beijão!!!

    ResponderExcluir