Postagens mais visitadas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Aula 12 - Influência da densidade de um líquido sobre a flutuação de um objeto.

01. Um navio é feito de aço, que é muito mais denso do que a água. Porque os navios flutuam?
R: Se o volume for bem razoável, a quantidade de líquido deslocado por ele terá poder suficiente para manter um corpo de peso enorme flutuando. É esse princípio que está por trás da navegabilidade de todos os barcos desenvolvidos pelo homem. Podemos denominar de empuxo essa força que é proporcional ao líquido deslocado.

02. Qual o princípio usado por um submarino para submergir e para emergir?
R: utiliza da diferença de densidade com a água do mar, através da liberação da entrada de água em seus tanques de lastro ou da expulsão dela desses tanques para o segundo efeito. Os compressores de ar que possibilitam empurrar a água para fora dos tanques de lastro, quando o sistema está submerso, têm um volume limitado, em cilindros próprios e independentes do ar da tripulação, e só podem ser recarregados quando na superfície. É exatamente esse o limite de submersão dos submarinos convencionais.

03. Porque é mais fácil flutuar no mar do que em uma lagoa?
R: Quando um corpo é imerso em qualquer líquido, este exerce uma força para deslocar o corpo e voltar a sua forma inicial. A força, chamada empuxo, empurra o corpo para cima. "A intensidade do empuxo depende da densidade - massa dividida pelo volume - e da quantidade do líquido que foi deslocado" portanto sendo maior a densidade da água salgada, então seu empuxo é maior,

04. Observe o experimento a seguir. Ao apertar a garrafa, o objeto desce e, se você "aliviar" aos poucos a garrafa, o objeto que esta dentro dela começa a subir. Procure uma explicação física para  esse divertido brinquedo!
R: Esse experimento funciona como o submarino,  os objetos inicialmente flutuam porque 
há ar dentro deles e isso faz com que ela seja menos densa que a água. Ao pressionar a garrafa, a água entra nos objetos, comprimindo o ar que está lá dentro; os objetos passam a ficar mais densos que a água e afundam. Quando a pressão na garrafa cessa, o ar se expande dentro da seringa, expulsando a água, e esta volta a flutuar.

05. Explique porque os balões de ar quente conseguem subir. Será que esse movimento está relacionado com o calor fornecido ao ar dentro do balão? 
R: Acontece que quando você aquece o ar, que esta em um balão, ele se torna menos denso que o ar em volta dele, fazendo com que esse balão suba, logo o empuxo não é aplicado apenas em líquidos, mas em fluidos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário