Postagens mais visitadas

sábado, 27 de março de 2010

E quem foi Bertrand?


Joseph Louis François Bertrand, nasceu em Paris em 1822. Seu pai era escritor de livros populares sobre ciência em geral, e seu tio, com o qual passou a morar após a morte do pai, era professor de Matemática. O talento do jovem Bertrand para as ciências manifestou-se cedo e aos 16 anos já obtinha o bacharelado na Escola politécnica.
Após se doutoramento, tornou-se professor dessa escola e, em 1839, publicou seu primeiro trabalho: Notas sobre a teoria da eletricidade.
Durante toda a vida, Bertrand dedicou-se ao ensino de Matemática e Física em todos os níveis, do elementar ao superior, e publicou inúmeros livros e artigos sobre temas extremamente variados: aritmética, álgebra, mecânica, termodinâmica, teoria dos erros, capilaridade, teoria do som, física teórica, hidrodinâmica e muitos outros assuntos, inclusive um estudo sobre o voo dos pássaros.
Em suas aulas, Bertrand fascinava seus alunos e, em suas publicações, cativava os leitores pelo conteúdo e por seu agradável estilo.
Em 1856, foi eleito para a Academia de Ciências da França, mas permaneceu como professor da Escola Politécnica por mais de 50 anos, sendo admirado pelos amigos e alunos por sua competência e por seu extraordinário carisma.
Bertrand morreu em Paris em Abril de 1900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário